Em pesquisa realizada no Canadá nos diz que se sua PMR tiver menos energia mais vacas vão para o robô e você terá que buscar menos vacas atrasadas no robô. A dieta deve conter 65% de forragem na PMR.
Porém o grande desafio é que o pessoal do Canadá não nos passou o que é uma dieta com alta ou baixa e energia. Então faz-se uma deita parcial no cocho de 65 a 70% de forragem e o restante de concentrado buscará no robô, nos dando uma dieta de baixa energia. É importante monitorar o leite, o cocho e as vacas que estão indo até o robô, para tomar uma decisão.
Uma regra prática que está sendo feito é por exemplo, se a média do rebanho for de 35 litros de leite, eu desconto 6 litros, ou seja, ficaremos com uma média de 29 litros de leite, então faço a dieta parcial para 29 litros de leite e acima disso suplementa no robô, sendo que a vaca que vai comer menos concentrado vai ser em torno de 3 quilos e esses 3 quilos de concentrado vão ter energia para 6 litros de leite. No Canadá na deita de baixa energia na PMR que é o cocho, eles conseguirem 1,6 quilos de leite a mais, pois as vacas iam mais até o robô.
Aprenda mais sobre ordenha robotizada com o Dr. Trevor DeVries no Curso Online Especialista em Ordenha Robótica.
Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens