Qual a melhor peneira a ser utilizada na nutrição de bovinos leiteiros? E como calcular a fibra fisicamente efetiva?

A peneira mais utilizada é a de 19 mm, 8 mm e o fundo. Alguns pesquisadores tentaram colocar entre a de 8 mm e o fundo uma peneira de 4 mm e outra de 1,18 mm, para ver se ajudaria na interpretação da estimulação da ruminação. Dentro de uma fazenda se você for trabalhar com a peneiras de quatro caixas, você vai estar trabalhando com dieta úmida e sempre que você for trabalhar com dietas úmidas você terá que utilizar a peneira de 4 mm, já se você estiver em um laboratório trabalhando com a dieta na MS você terá que utilizar a peneira de 1,18 mm.

Para fazer o cálculo da fibra fisicamente efetiva utiliza-se a peneira de três caixas que é composta pela peneira de 19 mm, 8 mm e fundo, você soma as duas primeiras, para então determinar sua fibra fisicamente efetiva. Se você estiver com a peneira de 4 caixas em uma fazenda a terceira peneira deverá ser a de 4 mm e as três peneiras de cima serão sua fibra fisicamente efetiva, mas ainda tem discussão sobre isso.

Temos que lembrar que existe um diâmetro geométrico médio de partículas, o que ficou acima de 19 mm, pode ser encontrado tamanhos de partículas de 19, 20 21, 22 mm, as que ficam acima de 8 mm tem de 8, 9 ,10, 11, 12, 13 mm e o que está acima de 4 mm são partículas de 4, 5 ,6 ,7, 8 mm, ou seja, existe uma distribuição das partículas. A peneira é uma ferramenta que lhe dará um guia de como a dieta tem que estar, se você tiver feno comparado com resíduo de cervejaria ou silagem de milho encontraremos diversos tamanhos de picagem pela ensiladeira, portanto sempre que desejamos avaliar o balanceamento de carboidratos podemos associar isso com outras coisas ligadas ao animal, como atividade de ruminação, sólidos no leite e consumo.   

Compartilhe:

Relacionados