A avaliação do processamento dos grãos é uma ferramenta útil para determinar se processamos adequadamente o tipo de milho para fermentação e digestibilidade das vacas. Estaremos usando uma série de cinco Peneiras. Você notará o número delas, que será de quadrados por polegada.
O tamanho do mícron está listado próximo a ela e dá uma pequena ideia de como é o milho, desde o milho grosso até o milho moído e literalmente em pó no processo de alimentação. Temos nossa pilha de cinco peneiras, uma em cima da outra aqui; adicionaremos cerca de uma xícara e meia, das duas xícaras de grãos secos moídos que estamos colocando na peneira, e então iremos em frente e agitaremos isso.
Você pode mantê-lo plano sobre a mesa ou segurá-lo porque, novamente, não estamos muito preocupados em sacudir as partículas vertical ou horizontalmente aqui.A primeira peneira que tiramos vemos que está muito bem agitada. Concluímos nossa segunda peneira; pouco produto restante. Passamos então para a nossa terceira peneira e agora temos muito mais partículas. Observe que vamos alternar. Estou agitando com a mão para ter certeza de que todo o grão tem acesso para passar pelos buracos daquele número em uma terceira peneira e, assim que terminarmos, iremos retirá-lo.
Continuamos agitando a quarta peneira; esta é uma peneira muito mais fina, esta é uma peneira 30.Você realmente tem que acertá-lo e tentar garantir que ele conduza a amostra para a peneira mais fina e não fique preso nas partículas de grãos. Algumas pessoas até batem na mesa para tentar separá-lo. E, claro, a última peneira é peneira mais fina, peneira de farinha e esse é realmente o tamanho de uma partícula de farinha que você poderia assar com ela.A seguir, iremos despejar cada uma dessas frações em pratos de papel e pesaremos em uma balança.
A seguir, vamos pesar isso em uma balança de precisão. Vamos tará-lo pressionando o botão e zerando o peso do prato de papel que é de cerca de oito gramas. A seguir, vamos pesar cada uma das frações: cento e sessenta e um gramas na terceira peneira para baixo. Não havia nenhuma amostra na segunda e na primeira tela. Em seguida, queremos a quarta peneira que tem quatrocentos e quarenta e um gramas e, por fim, pesamos a última peneira que tem cento e cinquenta gramas. Agora podemos olhar os cálculos e ver qual a porcentagem de cada uma das peneiras. Somando tudo isso, tivemos cerca de setecentos e cinquenta e dois gramas que sacudimos.
Isso é um pouco alto, eu prefiro seissentos gramas. E você pode ver que não temos nenhuma amostra nas duas peneiras superiores que são 4 e 8.
Temos essas Peneiras lá principalmente para milho com alta umidade; e então temos vinte e um por cento na peneira 16, cinquenta e nove por cento na peneira 30, vinte por cento na última peneira ou na peneira mais fina. Então, a questão é “o que isso realmente representa?”.
Finalmente vamos interpretar nossos resultados; aqui você pode ver as cinco peneiras listadas na parte superior e, em seguida, os diferentes tipos de milho que você pode ter nas fazendas leiteiras. O primeiro, um grão úmido de milho,muito úmido, o segundo, um grão úmido de milho com umidade intermediária a alta, o terceiro, um grão úmido com menos umidade. Você notará que à medida que o milho fica mais seco, passamos de uma partícula mais grossa para uma partícula mais fina para garantir uma boa utilização e fermentação. Você também percebe que, uma vez que o milho fique abaixo de vinte e cinco por cento de matéria seca, ele funcionará como o milho seco e este é o milho com casca seca e há as diretrizes listadas lá. E finalmente, há a nossa amostra que fizemos aqui. A partir da agitação das Peneiras, você pode ver novamente ausência de amostra nas peneiras 4, e 8.
Novamente vinte e um por cento na peneira 16, cinquenta e nove por cento na peneira 30, e vinte por cento na peneira mais fina agitam muito bem. Isso será algo em torno de mil e setecentos mícrons, tamanho médio de mícrons para este milho seco, quase ideal.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.