A lavagem do esterco é outra técnica para avaliar quão bem as vacas digerem a dieta. Na lavagem de esterco, podemos observar três telas diferentes: a número oito, a número dezesseis e a peneira de digestibilidade.
Normalmente usaremos um copo de esterco ou cerca de quinhentos gramas, dependendo das telas que você estiver usando. Gostamos de usar água pressurizada; a água quente funciona ainda melhor, e então você pode observar diferentes grupos de vacas, vacas recém-paridas, vacas de alta produção ou animais de primeira lactação, dependendo de quais grupos você deseja monitorar.Para fazer uma lavagem de esterco vamos selecionar oito ou dez amostras diferentes de esterco naquele lote de vacas para coletar e tirar uma pequena alíquota de diferentes excrementos que existem por ali. Não precisa ser excremento direto da vaca; a gente passa, só pega e coloca num balde para usar depois. Depois de coletarmos nosso esterco, misturamos tudo para obter uma espécie de amostra composta que podemos usar nossas diversas medidas de tamanho de partícula. Em nosso primeiro exemplo, vamos lavar um esterco usando a tela número oito que tem oito quadrados por polegada usando uma fonte de água e vamos lavá-lo até que todo o material fecal seja enxaguado e possamos olhar para o que está na tela. Vocês podem ver na tela que temos evidências de milho que vem da silagem de milho; também temos alguns tamanhos de partículas maiores aqui; um pouco mais de fibra do que eu esperaria ver em uma lavagem de esterco.Uma segunda maneira de avaliar a lavagem de esterco é usar uma tela mais fina, que seria uma tela número dezesseis, ou você pode ver que este é um coador de espaguete de cozinha tradicional que tem cerca de quatorze quadrados por polegada. Ao lavar/usar esta tela, você obterá partículas muito mais finas junto com as grossas.
Observe que você tem um pouco mais de tamanho para poder ser um pouco mais agressivo no processo de lavagem. Novamente, você pode ver que temos muito mais materiais finos nesta tela, mas ainda há evidências de tamanhos de partículas mais longas e do milho também. Mas agora você também vê algumas partículas de milho mais finas que são expelidas no próprio esterco e não são digeridas completamente. Um terceiro sistema para lavar o esterco é adquirir o separador de esterco. Como você pode ver, ele possui três telas diferentes e três tamanhos de tela diferentes no programa. Novamente colocaremos o esterco no topo da tela e depois encheremos o balde com água e isso nos permitirá literalmente lavar o esterco. Você pode ver que lavamos para cima e para baixo e para cima e para baixo, o que remove as partículas fecais e então temos as três camadas diferentes. Neste exemplo retirei a terceira tela porque tenho o problema da água ficar presa ali e há partículas finas o suficiente para formar uma represa e, portanto, acabamos tendo água enchendo o terceiro compartimento.
Então, esta é uma tela de dois compartimentos que estamos usando aqui hoje. Depois de lavá-lo para cima e para baixo novamente, você poderá ver a tela superior, temos algo similar ao que vimos na tela número oito; partículas muito mais grossas aqui; evidência de milho e partículas longas. Novamente, a próxima tela que você pode ver é igual à tela de número quatorze ou dezesseis, algumas das partículas mais finas que vimos um pouco antes e, na terceira tela, seria muito mais fina no que diz respeito a isso.
Então, para que servirá a triagem de esterco? Bem, podemos observar algumas atividades no rúmen perguntando: “os grãos realmente têm oportunidade de serem digeridos?”. Por exemplo, podemos ver evidências de grãos de soja ou grãos quebrados de soja, especialmente se forem grãos de soja tostados, porque tendem a ser mais duros. Em seguida, você poderá ver evidências de caroço de algodão. Observe a evidência correta do grão preto com todos os nutrientes do lado do grão; tudo o que as vacas obtiveram desse grão seria basicamente a Línter – e então estamos olhando para as partículas de fibra e o próprio grão de milho.
Estamos vendo grãos de milho ou grãos não digeridos ou estamos vendo pedaços de milho, o que significa que não foi fermentado no rúmen ou na parte inferior do trato digestivo; e então evidenciar uma partícula de forragem longa simplesmente significando que a qualidade da forragem é ruim ou que a vaca não ruminou e a decompôs bem o suficiente?
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.