Para silagem de milho e de gramíneas com e sem inoculantes, quantos dias leva para atingir a estabilidade desses alimentos?

Primeiro ponto é saber quanto tempo leva para esse alimento que você conservou terminar seu ciclo de fermentação, no caso de silagem de milho demora de 8 a 10 dias. Quando você estiver usando inoculante você ganha 4 dias, ou seja, ele terminou o ciclo de produção de ácidos com 6 dias, sem inoculantes seria 10 dias, então quando parar de produzir ácidos é quando ele começará a esfriar.

Enquanto a disponibilidade de aproveitamento de amido, eficiência alimentar e desempenho, toda a silagem que ficar de 4 a 5 meses fechada é o que se recomenda, pois vai melhorar o aproveitamento de amido. Se você tiver uma silagem de 30% de MS e outra de 40 % de MS eu abriria com 30 dias a que contém 30% de MS, porque teoricamente, quanto mais imaturo o grão menor vai ser o ganho ao longo do tempo. Para silagem de milho, quanto mais você esperar vai ser melhor, mas o mínimo para abertura são duas semanas, o melhor número seria três semanas.

Para leguminosas e gramíneas deve ser em três semanas o que para silagem de milho eram somente 10 dias, na produção de ácidos. Para esse tipo de silagem não conheço os dados de inoculantes e quanto tempo vai encurtar o ciclo de produção de ácidos, porém acredito que seja no mesmo raciocínio da silagem de milho.

Para as gramíneas e leguminosas não se existe nenhum dado mostrando que quanto maior tempo esperar vai ser melhor para o animal, ou seja, 3 a 4 semanas depois quando o ciclo se completar já é possível fazer a abertura do silo. Portanto, quanto mais rápido você chegar no pH estável melhor, você terá menor perda de MS nesse silo.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Compartilhe:

Relacionados