Sim, as vacas nessa fase caminhando mais irão fazer mais exercício, sendo uma ótima maneira dos animais diminuírem o peso. O contra disso é que quando você faz o animal caminhar mais ela terá menos energia e quando tem essa menor energia algumas vacas dependendo da genética irão perder leite e outras peso, dependera muito do DEL, BST.
O desafio de manter o ECC em vacas a pasto é que não é possível controlar o consumo de MS e além de não controlar ela vai para o pasto e seleciona de maneira bem agressiva, sempre vai ser um grande desafio na condição corporal em vacas a pasto.
Pergunta – Rebanhos que tem histórico de depressão de gordura no leite, tem mais suscetibilidade a obesidade?
Resposta: Sim, dessa forma devemos tocar cuidado com rebanhos que estão com baixo percentual de gordura no leite, pois sobra mais energia para esse animal ganhar peso aumentando o risco de obesidade, isso junto com a reprodução não tão rápida, poderemos encontrar rebanhos com 28 litros de média ganhando 1kg de GMD, em lotes acima de 200 dias de DEL. Existe várias causas para ocorrer depressão de gordura no leite, assim devemos entender a causa que está atuando nesse rebanho, por exemplo, se fosse depressão de gordura no leite por acidose não estamos fermentando e utilizando bem os nutrientes no rúmen, então não teríamos excesso de energia para esses animais ganharem peso, já por outro lado, se fosse por excesso de óleo ou outra questão seria mais complicado.
Essa pergunta é importante, pois se não estamos utilizando energia para o leite, ela vai para algum lugar, dessa maneira entender a causa e atuar nisso é importante.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.