É interessante trabalhar com 45 a 55% de MS na dieta total, cem menos isso vai te dar a quantidade de umidade da dieta que é o oposto da MS. Se a MS da dieta total estiver acima de 60% adiciona-se água ou algum alimento de alta umidade, para reduzir a MS da dieta para atender essa meta de 45 a 55%. Se tivermos uma dieta com mais de 60% de umidade retira-se um alimento úmido e substituiríamos por um alimento seco para sempre manter dentro da meta de MS.
Temos dois pontos importantes a serem ditos, quando temos muita umidade na dieta vindo de alimentos fermentados isso é muito pior do que você ter muita umidade e adicionar água, pois quando você tem muita umidade provida de uma silagem com alta umidade a quantidade de ácidos livres vai deixar esse alimento muito menos instável, o que vai impactar muito na ingestão de MS, com a instabilidade do alimento o mesmo vai esquentar e fermentar mais, aumentando a fermentação secundaria no cocho. E se você tiver uma dieta muito seca vai ser muito fácil dos animais selecionarem o alimento, ou seja, terá maior seleção de fibra longa.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.