Encontramos o pH do leite alto, crioscopia no limite e o pH da água de beber está 9,7. O que devo observar para resolver esses problemas?

Encontramos três perguntas para responder. Primeiro o pH da água deve ficar entre 6 a 8, o valor encontrado está muito elevado, talvez a inclusão de algum ácido fraco na água pode ajudar a baixar esse pH, porém verificar novamente esse valor de pH pode ser importante, pois está muito alto.

Segundo ponto, a crioscopia é um teste que é feito para ver se foi acrescentado água no leite, então, algum problema de congelamento do tanque de expansão pode alterar a crioscopia. Se o seu rebanho é de girolando, onde a proteína do leite desses animais é muito alta, pode alterar o congelamento, então quando a proteína do leite passar de 3,45 pode acarretar esse problema.

Em relação a dieta não é o ponto de colocarmos energia, se você tiver uma silagem com pH mais baixo pode te ajudar com o pH da água. O seu maior problema é o pH da sua água, aconselharia investigar esse fator, pois a vaca precisa de muita água por litro de leite produzido, dessa forma a água deve ganhar bastante atenção. Assim deve-se avaliar se as vacas estão consumindo a quantidade de agua necessária, pois o consumo de água afetado pode afetar também a ingestão de matéria seca.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Compartilhe:

Relacionados