Você pode estar avaliando a perda de amido fecal visualmente ou você pode coletar o esterco e enviar a um laboratório, onde vai te dar precisamente a quantidade de amido que está sendo excretado pelas fezes.
O primeiro passo é saber de onde o amido está vindo, se é da silagem de milho ou do concentrado. Se esse milho das fezes é proveniente da silagem de milho, nesse momento você não terá muito o que fazer, pois a silagem já está feita, mas poderá pensar em processar mais o grão milho na silagem do próximo ano, fazendo o uso de uma ensiladeira que possua cracker e esse cracker deve ficar fechado de 1 a 1,5mm, para danificar o grão de milho.
E se tiver vindo do concentrado você poderá fazer um processamento imediato, fazendo a moagem do concentrado, a meta é de 400 a 700 micras de moagem do milho para as vacas. Se você consegue ver milho nas fezes você terá em torno de 7 a 8% de amido sendo excretado. A meta de amido fecal deveria ser a baixo de 3,5% das fezes. Quando sai aproximadamente de 3 a 4% de amido nas fezes você perde de 300 a 400 ml de leite/vaca/dia.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.