Sobre os partos distócitos, se há uma maior frequência em novilhas do que vacas, pode estar relacionado ao desenvolvimento das novilhas?

Sim, novilhas terão maiores problemas com partos distócitos do que vacas. O é o fator que mais explica esse problema é de fato o tamanho da novilha, o canal de parto da novilha tem o mesmo tamanho de uma vaca multípara, porém uma vaca multípara vai ter 150 quilos a mais no seu peso corporal, assim o peso ao parto é muito importante. Desta forma facilidade de parto em novilhas é fundamental, recomenda-se o uso de sêmen que tenha facilidade de parto, em algumas fazendas utilizam sêmen de angus em novilhas para resolver esses problemas, outro ponto é utilizar sêmen sexado, já que fêmeas nascem menores, facilitando o parto. Em uma fazenda em Illinois trabalhamos com sêmen de Jersey em novilhas, porém essa fazenda trabalha com rebanho cruzados, holandês/Jersey.

Pergunta –  Qual o limite de dias que uma vaca pode ficar em uma dieta pré-parto sem ter problemas?

Resposta: Um período acima de 30 dias as vacas poderão engordar, já que no período seco elas possuem uma dieta com menor teor de energia, e no pré-parto você já está preparando elas para o período de lactação, assim tem que ter mais energia nessa dieta. O fator econômico também é outro fator, dietas de pré-parto são mais custosas, nos Estados Unidos a dieta pré-parto custa 1 dólar a mais vaca/dia comparada com a dieta do período seco.

Pergunta –  Como algumas fazendas tem optado pelo sistema fechado (cross ventilation) onde o rebanho permanece fechado o ano todo, deveríamos elevar os níveis de vitamina D mesmo se os requerimentos do NRC atual estejam sendo atendidos?

Resposta: Não vejo muita necessidade acima do NRC, muito embora ele nos dá 22.000 de vitamina D, de 30.000 a 40.000 UI, pode ser utilizado. Não esqueça o nível de vitamina E e vitamina A.

Pergunta –  Se as vacas chegam ao pré-parto com escore corporal elevado entre 3,5 a 4,0, seria interessante segurar energia para que elas percam um pouco de peso ou poderá aumentar o problema?  

Resposta: Não restringiria a energia ou o consumo a ponto de as vacas perderem peso. Essa perda de peso resultaria em ácidos graxos não esterificados, se a vaca estivesse dando leite isso seria utilizado pela vaca, mas como ela não está em lactação isso irá para o fígado sobrecarregando-o, podendo acarretar cetose nesses animais. Se você restringe consumo e adensa a dieta, você poderá causar um problema fetal. Esse fator de fazer com que a vaca perca peso no pré-parto eu não faria nem para vacas secas pelos mesmos motivos. Porém a questão é saber aonde essas vacas estão engordando, se elas chegam gordas para o período seco, já no final da lactação você deverá atuar, se elas chegam gordas no período pré-parto vai ser no período seco em que você terá que controlar isso. A questão de peso corporal deve ser prevenida antes da vaca engordar. É muito comum que aconteça que as vacas engordem no lote de baixa produção, uma sugestão é fazer a secagem antecipada, ou criar uma dieta com um regime, prevenindo o aumento do escore corporal desses animais.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens

Compartilhe:

Relacionados