Uma semana anterior a secagem da vaca faz-se a mudança na dieta e ambiente, já com a expectativa de baixar uns 5 litros de leite. Se você conseguir fazer a redução de leite em uma semana, já faria a secagem e aplicaria o selante de teto. Em vacas em que tem um escore bom com boa quantidade de leite, faz-se a ordenha por mais 10 a 15 dias, reduzindo o período seco para 45 dias.
Para reduzir o período seco para 30 dias em vacas primíparas não se faz esse manejo de forma alguma, para multípara não teria problemas, porém esse manejo não é muito adotado. Para a secagem pode ser realizada a aplicação de prolactina, se a vaca estiver com 40 litros de leite após a aplicação cairá para 8 a 10 litros.
Para o manejo de secagem ser ainda mais eficiente faz a avaliação de CCS e agentes para ver o histórico de mastite das vacas, para fazer um tratamento seletivo na secagem dos animais.
De 3 a 7 dias depois da secagem, se tiver condições, levar os animais em local onde possa fazer a observação da glândula mamaria diariamente para possíveis inchaços. Se possível seria interessante a separação de vacas secas em dois lotes por critério de condição corporal, vacas que tiverem secando abaixo de 3,0 acrescentaria uma fonte energética para ganharem mais ECC.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.
Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens