Quais os parâmetros devemos ter na escolha da empresa que nos fornecerá DDG?

Primeira coisa a ser olhada é o óleo, que varia de 4 a 14%. Segundo ponto é olhar o teor de proteína bruta (PB), geralmente o produto final de DDG tem três vezes mais PB do que o milho. Terceiro ponto é olhar o FDN, mesmo não sendo um valor muito variável, até porque o milho não possui muito FDN.

Uma curiosidade é que empresas que compram milho para produzir álcool pegam milho danificado, porém o DDG vai servir para a alimentação dos ruminantes, então devemos cuidar com micotoxinas e também a qualidade desses milhos. Uma dica é que o dano que o processo pode causar no DDG é indisponibilizar PB, desta forma analisados a proteína total e nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA).

O DDG é um excelente alimento, utilizamos a bastante tempo aqui nos Estados Unidos, ele pode variar, mas como limitamos em 2kg/vaca/dia isso não será um problema. Em relação ao óleo eu compraria o de 4%, pois a indústria removeu 50% de óleo, tornando ele mais consistente dentro das fazendas. 

Eu entendo que óleo é energia, porém temos que lembrar que isso é óleo livre e ele no rúmen vai causar problemas, portanto eu não gostaria de ter essa alta porcentagem de óleo pelo rúmen.

Pergunta –  Posso ensilar o WDG assim como resíduo de cervejaria? Se sim, quanto tempo posso manter ensilado?

Resposta: O WDG é muito parecido com o resíduo úmido de cervejaria, então se você está conseguindo ensilar esse resíduo você vai conseguir ensilar o WDG também. Utilizamos resíduo de cervejaria ensacado, esse é um processo parecido com a ensilagem, é melhor do que usar fresco in natura, pois dará menos problemas. Para conhecimento o WDG vai chegar na propriedade com pH abaixo de 4, portanto vai conservar tranquilamente. A universidade de Illinois fez um experimento adicionando ácido propionico em WGD de 45% de MS, o alimento sem ensilar se conservou de 14 a 21 dias, isso torna-se muito importante.

Pergunta – Quanto tem de metionina e lisina no DDG nos Estados Unidos?

Resposta: Não saberei os números exatos. Mas a relação metionina/ lisina é 1/1 e na dieta deveria ser 3/1, por isso é mais alta em metionina e baixa em lisina, assim devemos equilibrar com farelo de soja e DDG meio a meio.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens

Compartilhe:

Relacionados