Avaliar a dieta e a forma física é importante ao construir e balancear dietas. Para determinar o tamanho das partículas, primeiro precisamos coletar uma boa amostra. Coletaremos diversas amostras ao longo de um comedouro de alimentação que poderemos então misturar para obter uma amostra composta ou uniforme para refletir o que está sendo oferecido as vacas leiteiras.
Você notará que, à medida que coletamos a amostra da ração, escavaremos o fundo para garantir que mantemos a quantidade de partículas finas. Em seguida, misturamos nossa amostra e agora estamos prontos para avaliar o tamanho das partículas de nossa ração. Hoje usaremos o sistema de três caixas e vocês também verão na caixa mais recente como sendo a que possui uma tela de quatro milímetros que está sendo usada para definir a fibra efetiva. Em seguida, empilhamos as três caixas e adicionamos nossa amostra, que normalmente tem cerca de um litro ou 500 gramas para uma mistura de dieta total e então estamos prontos para agitar a amostra. Se estivermos usando o tamanho do milho, você pode usar uma amostra um pouco maior, como 600 gramas, e da silagem, uma amostra menor, de 400 gramas. Aí vamos em frente e agitamos o produto, e vamos agitar cinco vezes e depois girar a caixa 90 graus ou um quarto de volta.
Em seguida, agitamos novamente e repetiremos isso por oito ciclos. Porém, assim que perceber que a caixa de cima está bem agitada, iremos retirá-la para poder observar a segunda caixa, agitando a segunda e a terceira caixas juntas. Isso me permite ver se de fato há espaço ou se o acesso aos buracos da caixa é suficiente para que de fato as forragens ou a ração possam ser separadas. Aí tiro a segunda e claro que temos a terceira caixa. E agora você pode ver que as amostras de ração fisicamente são bem diferentes nas três caixas diferentes mostradas aqui à nossa frente. Em seguida, pegamos e colocamos os alimentos de cada uma das três caixas em pratos de papel, mas você pode usar qualquer instrumento que desejar. A seguir, vou pesar isso na minha balança postal. Agora vou tará-lo, o que significa que vou colocar um prato de papel encima, pressionar o botão e isso zerará o peso de um prato de papel que varia de seis a nove gramas para fazer isso. Em seguida, coloco cada um dos pratos na balança para pesar e para obter o peso aproximado de cada uma das várias amostras de ração. Finalmente, analisamos a agitação geral da nossa mistura de ração total. A caixa superior é de 11 por cento, a caixa do meio 44 por cento, a caixa inferior 45 por cento, o que significa que é uma mistura de ração total bastante boa com uma mistura ideal de partículas de ração longas e curtas.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.