O sistema que a maioria das pessoas usam foi desenvolvido na Universidade do Michigan e utilizado pela empresa Zinpro, na qual classificamos as vacas de um a cinco em termos de gravidade. Com a ferramenta a ser usada devemos observar o dorso enquanto a vaca está em pé e quando ela está andando e, finalmente, avaliar se ela está poupando uma ou mais patas. Pontuaremos trinta a cinquenta animais por lote ou aproximadamente dez por cento do lote e faremos uma distribuição de frequência.
Aqui está o seu escore um de claudicação em vacas. Você pode ver o nível antes de ela começar a andar, agora ela está andando normalmente. Sua cabeça se movimenta normalmente, seus passos são muito constantes; esta seria a pontuação desta vacae novamente ela vai parar para nós e permanece muito nivelada. A pontuação de escore dois mostra uma claudicação leve. Nesta vaca a claudicação não é muito severa, mas observe que ela arqueia um pouco enquanto anda e vem em direção à câmera e para; e você verá que ela se nivela muito bem aqui. Há uma marcha bastante normal nesta vaca. A pontuação de claudicação número três é muito característica. Observe o arqueamento das costas enquanto ela caminha; observe que a cabeça agora está balançando ligeiramente; passos mais curtos também e quando ela parar de andar você verá que ela tem o mesmo arco característico nas costas. A vaca com pontuação de claudicação quatro é uma vaca que reluta em andar. Você notará que ela está com dor, agora está tentando andar. Ela é corcunda, você pode notar também que está muito magra. Observe que ela está tentando aliviar a dor nas patas traseiras; ela age quase como se estivesse dançando e permanece arqueada também. A pontuação número cinco é uma vaca com manqueira grave, observe que ela é manca na pata traseira esquerda, ela agora balança muito a cabeça, andando muito bruscamente, ela se recusa a andar, ela também é muito magra, também está relutante em ir para a o cocho de alimentação, essa é a pontuação cinco.
Agora, aqui estão os dados da Califórnia que fornecem dois fatores interessantes. Em primeiro lugar, pontuando de um a cinco, você pode ver nesses rebanhos da Califórnia setenta e cinco a oitenta por cento de pontuação um. Pontuação dois, quinze por cento. Menos de dez por cento na pontuação três e menos de um por cento nas pontuações quatro e cinco. Algumas pessoas agruparão quatro e cinco juntos. Outra coisa a notar é que há um impacto dramático no consumo de matéria seca e na produção de leite quando as vacas passam da pontuação um para dois, três, quatro e cinco.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.