Como corrigir o escore de condição corporal (ECC) na lactação para que as vacas não cheguem na secagem com ECC acima de 3?

Primeiro passo é manter alta produção de leite nesses animais. Nos Estados Unidos quando era permitido o uso de BST a vantagem era enorme, pois mantínhamos uma alta produção, fazendo com que as vacas não ganhassem muito peso, ficando em um ECC bom. Segundo passo é um manejo de reprodução rápida, mantendo uma alta taxa de serviço, alta taxa de concepção, monitorando a taxa de prenhes.

Terceiro ponto, em Illinois não temos essa condição, fazer uma dieta de baixa energia, se pegarmos as vacas de requerimento menor do que a média do rebanho poderemos fazer um terceiro lote, de baixa energia, alta forragem. Outra estratégia é pegar as vacas de baixa produção que estão em uma dieta de alta demanda, e antecipar a secagem desses animais. Vacas muito gordas que não emprenham devem ser descartadas do rebanho.

Pergunta –  Em Illinois qual o tempo para mudar as vacas do pós-parto para lote de alta produção?

Resposta: Normalmente é segurado por muito tempo esses animais no pós-parto, geralmente 30 dias. O motivo de ser muito tempo esses 30 dias é que se uma vaca com 15 dias está extremamente saudável você tem que mudar a dieta de alta produção, que tem maior densidade de nutrientes, onde essa vaca consegue alcançar o maior pico possível.

Um critério muito utilizado para monitorar os animais para mudança de lote é o escorrimento uterino, todas as vacas que apresentarem esse escorrimento é realizado de imediato a leitura de febre, para avaliação de uma possível infecção para tratar o mais rápido possível. Uma ferramenta que algumas fazendas usam é o CMT como critério para liberar vacas ou não no lote de alta, se a vaca der positivo para CMT ela não vai para o lote de alta ela sai do pós-parto para um lote de mastite.

Um número muito importante que poucos produtores estão utilizando é a produção de leite diária das vacas como critério, se a vaca esta consistentemente aumentando leite todos os dias significa que ela está saudável e ela pode sair para o lote de alta e se ela não estiver aumentando o leite ela pode estar com algum problema, que deve ser investigado.  Outro ponto que geralmente é feito é avaliar comportamento alimentar, vacas com apetite já poderão sair do pós-parto, já as que estiverem sem apetite permaneceram. Outras duas ferramentas importantes é escore de fezes e o rúmen do lado esquerdo, se o flanco do lado esquerdo estiver enchendo é sinal de que a vaca está comendo e se estiver vazio ela não está se alimentando como deveria.

Respostas do Dr. Mike Hutjens, aprenda a formular dietas para vacas leiteiras no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Compartilhe:

Relacionados