Como fazer divisão de lotes e quais as recomendações de dias médios de lactação (DEL), produção, contagem de células somáticas (CCS) e primíparas?

O agrupamento é relativo ao tamanho do rebanho, estrutura da fazenda, quantos lotes você poderá fazer por diferentes divisões. Portanto o tamanho da fazenda, o número de vacas no rebanho e as divisões que você tem são importantes.

Em termos de agrupamento a primeira prioridade é separar primíparas de multíparas. Se o espaço da fazenda permitir seria interessante separar o grupo de vacas com baixa produção, ou seja, fazer um terceiro lote dessas vacas. Nos Estados Unidos em torno de 10 a 15% das vacas vão estar nesse grupo, podemos considerar esse número como ótimo, pois vamos encontrar perto de 85% das vacas em dietas boas.

O critério para você mover novilhas e vacas de alta produção por lotes de baixa produção, é dada não pela produção de leite e sim pela condição corporal, pois se a vaca está engordando muito ela terá que ir para o lote de baixa produção para não ganhar muito ECC (escore de condição corporal).

O segundo critério para mover lotes de vacas com alta e baixa produção seria pela produção de leite corrigido pelo teor de gordura, ou seja, pela excreção de energia.

O terceiro critério é dias de prenhes, se tiver muito próximo da parição moveria a vaca e se ela tivesse muito tempo seguraria no lote de alta produção. Porém deve-se ter muito cuidado em mover vacas de lotes, pois isso poderá resultar em perdas de 2 a 3 quilos de leite nessa vaca. É importante termos um grupo de pós-parto, onde durante 15 a 20 dias dará conforto, espaço e monitoração melhor a esses animais, isso para que depois seja possível de se trabalhar como vacas em lactação e separar em seu determinado lote.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Compartilhe:

Relacionados