O sistema consiste em pontuar as fezes de um a cinco, e você pode ver a consistência, que uma pontuação um seria como arcos finos de fezes. Pode ser de cor esverdeada, geralmente está relacionada a vacas doentes ou sem alimentação. O escore de fezes 2 seria fezes amolecidas com alguma forma e geralmente característico de vacas recém paridas, vacas em transição e vacas a pasto.
A pontuação 3 é o que realmente queremos, o esterco acumulará de dois a quatro centímetros e terá uma covinha no meio; pode ter círculos concêntricos e pode aderir ou grudar na bota. Isto é ideal de uma típica vaca saudável. O escore de fezes quatro ficará um pouco mais espessa, acima de cinco a sete centímetros de altura. É um esterco mais seco, geralmente associado a vacas secas e dietas ricas em fibras. Finalmente, o escore cinco, este esterco realmente se acumula pode ter círculos concêntricos ao redor do próprio esterco e reflete vacas doentes. Um esterco de pontuação um, que você pode ver na foto, aqui tem fezes muito soltas, escorrendo. Este contém bolhas, o que significa que ainda está fermentando quando saiu do reto da vaca, e você pode ver excrementos ou ouvir o respingo ao cair sobre o piso.
O escore de fezes dois tem um pouco mais de cuidado em seu formato, mas ainda assim tem um efeito de respingos. É bastante plano, você ainda pode ver a forma amolecida e pode ver evidências de milho neste exemplo. O escore de fezes três é o ideal. Aqui você pode ver a covinha característica no meio, você pode ver os círculos concêntricos novamente, isso irá acumular cerca de 3 a cinco centímetros. Manter a sua vaca saudável é um dos nossos objetivos. O escore de fezes quatro que você pode ver é um estrume de aparência muito mais seca que se acumula mais alto. Você pode ver evidências de fibra aqui, e é característico de vacas secas. O esterco escore cinco parece esterco de cavalo, é um esterco muito seco. Você pode ver o formato característico dela neste ponto e geralmente há problemas de saúde nesta vaca.
Em seguida, analisamos as pontuações de avaliação das fezes: pontuando de um a cinco considerando três grupos diferentes em fazendas leiteiras. Lotes ou vacas de alta produtividade leiteira você esperaria ver, talvez apenas alguns escores um, e principalmente, são vacas em transição ou vacas que estão tendo problemas no trato gastrointestinal. Você verá menos de vinte e cinco por cento de pontuação dois e, esperançosamente, mais de setenta por cento de pontuação três. Nenhuma pontuação quatro e cinco.O Lote de baixa produção, é claro, portanto, a grade não sobe nenhum escore um, esperançosamente, muito poucos escore dois. Escore três, idealmente é onde a maioria das vacas deveria estar e nada de quatro e cinco.
Quando você chega ao grupo de vacas secas, esperamos ver apenas escore três e quatro e isso irá variar dependendo da dieta da vaca seca e da rapidez com que a vaca foi colocada no grupo. A recomendação será esperançosamente acima de trinta por cento com escore três e menos de setenta de escore quatro.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.