Em rebanho com proteína do leite (3,35) e nitrogênio uréico (16) altos, ainda há espaço para capturar essa sobra de nitrogênio ou já é o ponto de reduzir a PDR da dieta?

A proteína de 3,35 eu não considero alta então não mexeria nesse parâmetro, já o NU com 16 é alto e este número deve ser reduzido, provavelmente você está perdendo reprodução, taxa de concepção. Então devemos baixar esse número e o primeiro passo para essa redução é com carboidratos na dieta. Antes de trabalhar o balanceamento proteico dessa dieta é necessário avaliar amido, açúcar e a velocidade de degradação desse amido, pois esses fatores têm grande oportunidade e tem menor custo do que mexer na parte proteica. É importante colocar a dieta em um modelo ruminal robusto para entender se está sobrando PDR, assim é possível fazer a redução dessa PDR lentamente para um monitoramento.

Pergunta –  Para uma avaliação mais assertiva, qual a recomendação e periodicidade de amostragem de NUL?

Resposta: É importante avaliar no tanque e em lotes. Avaliar no tanque NUL, gordura e proteína do leite todos os dias e mensalmente fazer a avaliação individual, separando os grupos por categoria alimentar, seria o recomendado. Com CCS é a mesma situação, você vai avaliar todo mês no tanque, mas você começa a trabalhar dentro do seu rebanho quando você faz individualmente.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens

Compartilhe:

Relacionados