Na alimentação de bezerras e novilhas, qual a quantidade de feno e silagem deve ser fornecido ao dia? E qual a importância da ingestão de feno pelas bezerras?

Para bezerras mais novas se você tiver uma ração floculada ou peletizada a bezerra não irá precisar de feno, isso na sua fase inicial. Tem uma recomendação espanhola que indica os fenos de gramíneas ainda na fase de aleitamento das bezerras e não mais que 10% da dieta total. 

Bezerras de 3 a 7 meses já poderia ofertar uma dieta de alta produção, a dieta já está feita e é fácil de ser trabalhada, é uma dieta composta por 50% de forragem e 50% de concentrado. Em relação a silagem de milho, até 6 meses, é limitado pela quantidade de umidade que vai ser levada na dieta total. Se você tiver trabalhando com silagem de milho apenas na recria, você terá que cuidar o concentrado, pois a fonte de energia dessa dieta será vinda da silagem, assim terá que balancear proteína e minerais.

Então, até 7 meses daria a dieta de alta produção, transcorrido a isso muda-se a dieta para que essas bezerras não ganham muito peso. Quando a fazenda é pequena impossibilitando fazer uma dieta para as bezerras, usar essa dieta de alta produção até no máximo 7 meses de vida desses animais se tornará muito útil. Feno eu não recomendaria pois vemos trabalhos que o uso de pré secado estão tendo resultados bons e até melhores, ou seja, é um alimento mais barato e que pode ser utilizado na propriedade sem precisar comprar feno de outros lugares.

Respostas do Dr. Mike Hutjens, aprenda a formular dietas para vacas leiteiras no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Compartilhe:

Relacionados