Na alimentação de vacas leiteiras, qual a quantidade de ureia/dia devo utilizar?

Se o modelo mostrar que está deficiente em PDR, necessariamente você terá que colocar ureia na dieta, para atender a meta de balanceamento positivo de PDR, especialmente em dietas a base de silagem de milho. O NRC não nos mostra os números de proteína solúvel, então pode-se observar a metade do PDR, pois pode ser de proteína solúvel, então quando nos mostra que tem pouca proteína solúvel você poderá aumentar a ureia.

 De 50 a 150 gramas de ureia por dia é um número bem comum a ser utilizado em dietas. A proteína solúvel ajuda muito na digestibilidade do FDN, então coloca-se ureia, a qual vai virar amônia no rúmen, que é uma proteína altamente solúvel e vai ajudar muito na digestibilidade de fibra. É interessante se trabalhar com uma sobra de PDR, pois algum alimento possa sofrer variação e não se espera que falte nitrogênio para as bactérias trabalharem na quantidade de alimento que você “colocou” no rúmen do seu animal.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Compartilhe:

Relacionados