Leveduras vivas possuem uma inclusão menor, já as leveduras mortas possuem uma inclusão maior. Tecnicamente utilizam 50% de veículo para aumentar a qualidade de mistura na propriedade, para ter uma melhor consistência para que tenha uma pré mistura adequada.
É possível encontrar variações de leveduras de 0,5 a 100 gramas, o importante é ler o quão eficaz é a inclusão. Tem uma grande empresa americana que independente se a levedura for viva ou morta ela tem a levedura muito concentrada, que geralmente são as empresas de premix que utilizam. Diante dessa variação é necessário além de pedir qual a quantidade determinada empresa recomenda é pedir trabalhos que comprovam a eficácia.
Pergunta – O uso de leveduras vivas pode baixar o nitrogênio uréico no leite (NUL)?
Resposta: Se você tiver uma levedura que comprovadamente ajuda controlar o pH do rúmen, aumenta a digestibilidade de fibra, ela vai ser parte importante do programa alimentar da sua propriedade. Se a levedura está ajudando a otimizar o rúmen é possível controlar o NUL, aumentar a gordura e proteína no leite, inclusive capturar mais amônia como proteína microbiana.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.
Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens