Para grão úmido se usa lactobacillus buchneri, pois vai te dar uma estabilidade pós abertura, já que é um alimento que tem um investimento alto. Para silagem de milho pode ser utilizado também o lactobacillus buchneri, juntamente com as bactérias homofermentativas, baseado nas pesquisas europeias e americanas. Para silagem de gramínea recomenda-se apenas em bactérias homo fermentativas especificas para esse tipo de alimento.
Nos Estados Unidos tem empresas que tem um inoculante para cada categoria de forragem e outras empresas que tem apenas um inoculante e pode ser utilizado para qualquer alimento, desta maneira é interessante ler os trabalhos das empresas mostrando os benefícios do produto apresentados.
O buchneri é heterofermentativo, pois o produto final dele é composto por uma molécula de ácido lático, uma molécula de ácido acético e uma molécula de CO2, que é 1/6 de uma molécula de glicose. Não existem experimentos visualizando a recuperação de MS da homofermentativa vs hetero fermentativa. Sempre acontecerá perdas até o material se estabilizar, mas não se perde depois da abertura do material e isso é compensador, principalmente em grão úmido.
Pergunta – Tem algumas vacas que não baixam a curva de lactação. Seguem com 35 a 40 litros e 400 a 600 dias de lactação sem emprenhar. O que deve ser feito nessas situações?
Resposta: Essas vacas vão ser mais rentáveis, quando utilizamos o BST encontramos um processo parecido com esse. Você deve se questionar o motivo dessas vacas estarem com essa produção de leite estável e não ter atingido o seu pico de lactação, tem que avaliar as fases de lactação, a ordem de parição, pois primíparas dão um pico mais distantes do início da lactação e mantem mais, por isso é importante entender que tipo de animal está nessa situação. É bom ter uma vaca que não teve pico mas conseguiu manter-se em 40 litros de leite/dia, pois produzir muito mais do que se alimenta no início da lactação exige muito, dessa maneira essa vaca pode ter mais mastite e outros problemas. O desafio dessa situação é não ter o bezerro.
Pergunta – Pensando em separação de lotes em uma propriedade com espaço limitado, é mais interessante separarmos por produção ou por fase de lactação?
Resposta: A primeira opção não seria nenhuma das duas possibilidades citadas na pergunta, mas sim por ordem de parição, primíparas de um lado junto com vacas tímidas e multíparas para o outro. A segunda opção seria por produção de leite corrigido por energia, mas mesmo assim colocaria multíparas diferente de primíparas. O terceiro fator seria em dias de lactação ou fase de lactação só que isso seria um critério de desempate, pois deve tomar cuidado já que poderá ter vacas de 400 dias com 40 litros de leite e vacas com 150 dias com 28 litros de leite. Outro fator muito usado como critério de desempate é condição corporal, pois talvez deixar vacas com dietas onde não deveriam estar podem fazer com que elas engordariam muito.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.