Quando temos aveia sementada ela é igual a uma braquiária, ela perde a qualidade muito rápido e também a digestibilidade, então se for utilizar um pré secado de aveia ou uma palhada de aveia ou uma aveia passada, elas terão a mesma qualidade.
O azevém sempre cuidamos para que não passe do ponto, por ser um alimento nobre, portanto não seria viável deixar esse alimento passar de propósito para oferecer ao animal, neste alimento deverá ter cuidado com o nível de potássio, para animais em pré-parto esse o problema.
Nas plantas C4 se deixarmos passar do ponto elas são todas iguais, considerando elas como palha, este é um alimento muito próximo de trabalharmos abaixo de 50% de NDT, acima de 75% de FDN e abaixo de 8% de PB, ou seja, é praticamente palha.
Em Illinois, o problema de oferecer alimento com baixa energia para vaca seca seria 30% da dieta total de vacas secas em feno ou palha. Se tivermos uma vaca consumindo 13kg de MS teríamos 4kg de MS desse material.
O que deve ser olhado é a ingestão de matéria seca (IMS), se as vacas secas estão comendo mais que a meta (13 a 13,5 kg) é oferecido ao animal mais palha e se elas estão comendo a menos que a meta faz-se a retirada de palha, desta maneira gerenciando a IMS e energia, sempre monitorando o tamanho de partícula, manejo do cocho entre outros.
Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.