Quanto aos tamponantes, qual a diferença de oxido de magnésio e bicarbonato de sódio?

O oxido de magnésio não é um tamponante ele é um alcalinizador, ou seja, quando ele entra no rúmen ele faz com que o pH médio do rúmen aumente. Já o bicarbonato de sódio é um tamponante, quando ele entra na dieta ele não aumenta o pH do rúmen, mas sim estabiliza esse pH, ele neutraliza ácidos para que o pH do rúmen fique em torne de 6,25.

E a relação convencionada que é usada nos Estados unido é de 2/3 do tamponante ser bicarbonato de sódio e 1/3 de tamponante ser oxido de magnésio, por exemplo, se a vaca consumir 25kg de MS você vai utilizar 1% de tamponante, em 250g pegará 2/3 para bicarbonato de sódio e 1/3 desse 250g para oxido magnésio.

Nos Estados Unidos os produtores estão utilizando tamponante no pós-parto e no lote de alta produção, pois quando se chega no meio da lactação faz-se o aumento de forragem na dieta então é feita a retirada do tamponante, pois com o aumento de FDN, ele vai fazer a função de tamponamento ruminal. Também é utilizado o oxido de magnésio para conseguir atingir o requerimento de magnésio da vaca, isso já vai estar em torno de 50g de oxido de magnésio/vaca/dia.  

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Compartilhe:

Relacionados