Quanto devo utilizar de grão úmido e grão seco? Devo dar preferência para amido de alta degradação ruminal?

Se você oferece silagem de milho, onde o amido está bem processado ele terá uma degradação ruminal rápida.  É interessante encontrarmos 70% de amido fermentado no rúmen e 30% no intestino delgado, assim devemos analisar a taxa de degradação de cada um. Assumindo que você tem silagem de milho na sua dieta você pode usar 50% de grão úmido e 50% de grão seco, pois você vai somar o grão úmido com a silagem de milho e isso vai te dar 70% de amido fermentado no rúmen.  

Porém tem que tomar cuidado com a total quantidade de amido na dieta, se você for trabalhar com alta proporção de amido com alta degradação você não pode trabalhar com 28% e sim 24 a 25%. O importante é tentar balancear o rúmen não pode ficar nem lento e nem tão rápido na fermentação do amido.

Pergunta –  No pós-parto de 21 dias é possível utilizar somente amido de degradação lenta, ou pode utilizar o método de 50/50?

Resposta: Se eu soubesse qual a participação de silagem nessa dieta conseguiria repassar uma resposta coerente em relação a essa pergunta, já que a silagem de milho também traz junto a ela grão úmido, utilizaria 70% da forragem. Porém colocaria 2/3 de amido úmido que somaria com a silagem de milho e 1/3 de grão seco no pós-parto.

Pergunta –  Qual o diâmetro ideal da peneira para fazer o grão reidratado, imaginado que o silo ficaria fechado por 60 dias?

Resposta: O diâmetro geométrico médio da moagem vai ser de 800 a 1000 micras, ficaria em torno de 3,5 a 4 mm na peneira. O milho moído seco eu gosto de 400 a 500 micras, como você vai reconstituir eu estou dobrando a sua meta.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens

Compartilhe:

Relacionados