Se em um rebanho de 25 litros eu for balancear uma dieta para 30, utilizar a previsão de MS do NRC pode ser um erro? Não seria mais adequado utilizar o consumo atual ou previsão para 25 litros do NRC e adensar a dieta com foco em 30 litros?

Concordo, e acredito que você deveria manter a IMS dos 25 litros e trabalhar a densidade para atingir os 30 litros. Se você estiver fazendo uma dieta para ingestão de 30 litros e ainda está nos 25, se a vaca não comer você pode ter um problema maior, por isso é melhor adensar a dieta.

Pode se aumentar a densidade de 15 a 20 % da produção real, mantendo o consumo atual. Porém deve-se tomar cuidado, pois quando você submete as vacas em um desafio como esse, as vacas de pós parto vão responder muito no seu pico e as que estão no final de lactação vão continuar diminuindo a produção, dessa forma olha-se o DEL para ver a resposta dos animais em suas fases de lactação.

Quando você chega em uma fazenda você tem que olhar quanto da produção está limitada por dieta e quanto está limitada por manejo, pois as vezes as vacas não se alimentam, tem pouca oferta, pouco desafio, falta PDR, ou seja, encontra um manejo inadequado, por isso sempre deve pegar a dieta e joga-la no NRC para assim poder interpretar os dados, corrigindo os gargalos emergências sempre analisando o manejo adotado.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens

Compartilhe:

Relacionados