Uma variação do Nitrogênio uréico no leite (9,90 em um mês e 20 em outro), com a manutenção da dieta e dos demais componentes do leite, poderia ser algum problema de análise ou de dieta? (Dieta: silagem de milho 30kg, 2kg de feno de tifton e 9 a 10kg de concentrado comercial).

A variação é muito grande, a recomendação de variação de um mês para o outro é de no máximo 3 unidades. Em Illinois, a alguns anos atrás, todos os rebanhos aumentaram instantaneamente 3 a 4 unidades, e avaliando isso eles perceberam que ocorreu devido uma mudança de metodologia do laboratório que fazias as análises.

O nitrogênio uréico no leite muda muito rápido, com uma mudança alimentar. Deve-se observar se não teve mudança na dieta, se chegou uma partida nova da sua ração comercial. Se isso não tenha sido erro laboratorial uma mudança drástica de 10 para 20 NUL a gente espera que a consistência das fezes começa a ficar mais solta, bem parecida com fezes de pasto bom, ou seja, observar o escore de fezes vai ser importante. Recomenda-se que faça a repetição dessas análises de duas a três vezes, para ter certeza do resultado.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Compartilhe:

Relacionados