Em propriedades pequenas quando as vacas se apresentam no período seco, não se tem condição de separa-las em dois grupos, muitas vezes essas vacas estão secando com 230 dias e entrando direto em uma dieta aniônica, existe problema nesse manejo?

Isso também acontece nos Estados Unidos, onde encontramos propriedades menores com o número de rebanho baixo.

Não existe uma resposta única e certa para esse problema, mas se tivermos um bom programa de dieta pré-parto o desafio de deixar muito tempo vacas secas nesse lote, vai ser esses animais ganharem muito peso. Então ao invés de deixarmos 60 dias podemos deixar apenas 45, assim produzirá leite por mais 15 dias, estendendo a lactação.

Os 45 dias será o suficiente para a regeneração da glândula mamaria. O lado mais negativo de ser feito um grupo só em vacas no período seco é o custo, pois temos como obrigação no pré-parto fazermos uma dieta com mais tecnologia (colina, material orgânico, mais vitaminas, entre outros) aumento seu valor. A boa notícia que algumas pesquisas estão mostrando é que não existe um lado negativo para fazer a dieta aniônica por 45 dias, pois não afetará a próxima lactação do animal e a sua saúde.

E o que pode ser feito no ponto de vista de balanceamento de dieta é fazer uma dieta para o meio, ou seja, nem para período seco e nem para pré-parto, assim criando um meio termo no ponto de vista energético.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens

Compartilhe:

Relacionados