Quando encontramos uma baixa na qualidade de silagem de milho, níveis de amido e MS, quais as alternativas podem ser tomadas?

Primeira coisa, se você tem uma silagem de milho com menor teor de amido, você poderá aumentar a participação de amido pelo concentrado.

Em relação ao baixo nível de MS, não se tem muito o que fazer, é sabido que vacas consomem cerca de 12kg de MS, portanto se a dieta contém menor quantidade de MS ela vai se alimentar mais com a matéria original do alimento. É muito importante a realização de análise bromatologica completa, para saber quanto se tem de FDN, qual a digestibilidade desse FDN, qual o teor de amido para que possamos analisar e não perder desempenho.

Toda vez que temos silagem de milho com baixo teor de amido temos visto que a digestibilidade do FDN está em um nível superior, assim a vaca irá comer muito dessa forragem, consequentemente conseguimos compensar parte do que estamos perdendo.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens

Compartilhe:

Relacionados