Qual a relação peso vivo x produção de leite?

Quando nos referimos a vacas de maior porte comparadas com vacas de menor porte, sabemos que os animais maiores consequentemente terão uma mantença mais elevada, assim poderão estar se alimentando de 2 a 3 quilos de MS (matéria seca) a mais para suprir a sua demanda de mantença, porém isso não será um indicativo de maior produção de leite. Mas se tivermos vacas mais altas aliadas a um grande potencial genético e se alimentando em quantidades maiores elas poderão ter uma maior produção de leite.

Outro impasse em relação ao peso vivo é em relação a vacas mais gordas e vacas mais magras, pois a condição corporal poderá sustentar 70 litros de leite em energia. A condição corporal pode estar ligada com doenças metabólicas aos animais. Vacas acima de 3,25 de ECC (escore de condição corporal), são vacas com grande susceptibilidade em adquirir alguma doença metabólica no seu pós-parto. Há 10 anos atrás um ECC considerável era em torno de 3,5, porém hoje é sabido que 3,25 seria o esperado, ou até um ECC menor. Diante disso vacas mais gordas possuem um maior risco para a propriedade.

Aprenda a formular dietas para vacas leiteiras com Dr. Mike Hutjens no Curso Online de Manejo e Nutrição de Vacas Leiteiras.

Livro Guia de Alimentação de Vacas Leiteiras do Dr. Mike Hutjens

Compartilhe:

Relacionados